Escolha uma Página

“É o cuidado que permite a revolução da ternura ao priorizar o social sobre o individual e ao orientar o desenvolvimento para a melhoria da qualidade de vida dos humanos e dos organismos vivos.”
Leonardo Boff

O momento exige da sociedade, do Estado e dos Governos uma mudança de atitude radical e urgente no trato dos problemas ambientais.
Para nós, cidadãos e cidadãs de Rio das Ostras, essa problemática não é menor. Nosso município, visto como uma espécie de “paraíso turístico”, de uma maneira ou de outra trabalha no sentido de manter o que ainda temos de natureza relativamente preservada, malgrado o histórico descuido ambiental desde nossos tempos de Colônia…
Não é de hoje que os ambientalistas vem denunciando o grave risco por que passa o Planeta Terra. Isso, devido as gritantes e irresponsáveis agressões a Natureza. O que está em jogo é não somente a sobrevivência desta, mas também das futuras gerações, alertam.
Vivemos um momento especialmente rico para o amadurecimento das campanhas socioambientais, que tem entre suas ações estreitar os elos entre a diversidade cultural e a diversidade biológica. Isso, para aumentar a consciência pública da importância dos saberes tradicionais, dos sítios naturais sagrados e das paisagens.
Portanto, vemos como acertada a atual concepção que se utiliza do conceito do “ambiente inteiro” ou, simplesmente, “ambiente”, em lugar do antigo “meio ambiente”. É um conceito que respeita a tendência atual pela abordagem holística em relação ao todo da vida, da Terra e da Humanidade.
E para nadar de braçadas neste novo tempo, o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras lançou a Campanha PRAIAS LIMPAS. Ela tem como objetivo a preservação de nossas praias e mata nativa e principalmente a conscientização de nossa gente.
Nessa discussão ambiental não podemos nos esquecer que o lixo nosso de cada dia passou a ter destaque fundamental na história. Este tema é alvo de preocupação, em especial nas grandes cidades, como é o caso do Rio de Janeiro e agora em Rio das Ostras. Locais, onde a capacidade da população de sujar o espaço urbano é infinitamente maior que a capacidade do poder público de limpá-la.
Por isso, nós do CEPRO, que entendemos que esta mudança de atitude é fundamental para nossas vidas e que conservar o ambiente é uma atitude cidadã, lançamos esta que é uma Campanha Ecoeducativa: Meio Ambiente é ATITUDE!
Entendemos que a temática do Ambiente terá, entre nós, o destaque merecido nos debates, em nossas conferências, encontros etc., junto aos demais pontos, igualmente importantes, como educação, saúde e infra-estrutura urbana.
Precisamos estar cientes de que temos um imenso desafio pela frente. Mas, se todos se unirem, participando desse esforço coletivo, iremos comemorar boas e importantes vitórias.
Contamos que o sinal vermelho de risco e de ameaça dê vez ao sinal verde de esperança e superação das atuais condições de vida e existência dos seres humanos. Mas isso não é benesse. Dependerá de nossa coerência e consequência.
E é no sentido de democratizar esta discussão que o CEPRO espera que todos aqueles que estejam interessados no tema entrem em contato conosco em nosso blog (cepro-rj.blogspot.com) ou nos procure em nossa sede.
Estamos conversando com os moradores e turistas em nossas praias e recolhendo o lixo para nossa Oficina de Arte e Reciclagem.
Para quem ainda não sabe o CEPRO é um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras e está de portas abertas para recebê-lo.

Faça sua parte. Preserve o ambiente. E vamos à luta…

Profª Guilhermina Rocha
Especialista em Educação e Historiadora
Presidente do CEPRO
Colunista do Jornal Razão
E-mail: guilherminarocha@oi.com.br

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blospot.com/

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?