A maior casa de espetáculos do país e uma das mais importantes da America do Sul, após a restauração e modernização, ganhou novos e magníficos ares do seu antigo esplendor.
Inaugurado em 1909, a centenária construção arquitetônica foi reaberta ao público, após vários anos de abandono e destruição. O trabalho de recuperação durou dois anos de intensa atividade e foi fruto de uma campanha de mobilização da sociedade e de empresas.
Uma verdadeira orquestra de especialistas em diversas áreas foi montada e mobilizada para revitalizar tão precioso monumento artístico: vitrais, mosaicos, cerâmicas, douramento, madeira, pinturas artísticas, cobertura de cobre, acústica, iluminação, infra-estrutura, além de prevenção e combate a incêndio.
Todo o trabalho contou com a participação e acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
O Theatro Municipal foi reinaugurado neste ano de 2010, ainda em meio às comemorações do seu centenário, contando com a presença de ilustres anfitriões.
Durante sua gloriosa história, outras tantas personalidades passaram pelo Theatro. Aqui destacamos algumas entre os representantes do mundo artístico: a maestrina Chiquinha Gonzaga, a soprano Bidu Sayão, o maestro Francisco Braga, o pianista Arthur Rubinstein, a bailarina Tatiana Leskova, a soprano Maria Callas, o tenor Paulo Fortes, a bailarina Margot Fonteyn, entre muitos e muitos outros artistas nacionais e estrangeiros.
O Theatro foi palco também para artistas populares consagrados pelo público e pela crítica. Por ali ainda passaram representantes da sociedade política.
Vale lembrar que por um longo período o Theatro serviu de cenário para, segundo alguns, “memoráveis” bailes de carnaval, hoje banidos do local.
O CEPPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – se incorpora às comemorações pelo centenário deste importante espaço de cultura em nosso Estado. E planeja, para breve, convidar as crianças e jovens, que participam dos seus projetos, para assistir a um concerto ou balé, possibilitando assim o contato com outras formas de expressão artística.
Recentemente, o CEPRO propiciou visitas orientadas em outros espaços culturais no Rio de Janeiro, como o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral e o Palácio Tiradentes (Alerj).
Vida longa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro!
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ