“Pautamos nossas políticas de saúde de acordo com as necessidades da população. A conferência é uma oportunidade para debatermos a fundo essas demandas e construirmos juntos, poder público e comunidade, a rede de saúde que desejamos”, disse o prefeito Carlos Augusto.
Durante a abertura, a Assessora da Área de Acolhimento e Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Guedes, vai proferir uma palestra sobre o tema principal da Conferência “Acolhimento e Humanização para o Crescimento da Promoção, Prevenção e Recuperação na Saúde”. O ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Rio de Janeiro (Cosems- RJ), Antonio Carlos Oliveira Junior (Maninho), falará sobre o panorama da Saúde de Rio das Ostras.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Manhães, explica que a escolha do tema se alinha às premissas da atual gestão. “Ao lado do desenvolvimento científico e tecnológico, a humanização do atendimento tem que ser prioridade para todos os gestores e está diretamente ligada à prevenção e à cura”, afirmou o secretário.
TEMAS – No dia 2, o evento começa com café da manhã e às 9h, o médico convidado Carmelindo Maliska irá ministrar uma palestra sobre Medicina Baseada em Humanidade.
A partir de 10h, começam as apresentações dos painéis relativos aos principais temas em debate da Conferência: “Saúde do Servidor”, “Atenção Básica de Saúde”, “Saúde Mental” e “Reabilitação”, assuntos que serão, em seguida, debatidos pelos grupos de trabalho, durante a tarde.
Os usuários do Centro de Reabilitação farão uma apresentação de dança sênior e técnicos da Secretaria de Saúde vão falar ao público sobre os programas e unidades do município. No último dia, a plenária reúne os participantes para leitura e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho e, à tarde, serão eleitos os novos conselheiros de saúde do município. O evento se encerra com o pronunciamento do secretário municipal de Saúde e com um almoço de confraternização.