De acordo com a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, a realização da conferência, com a participação da comunidade e a atuação do conselho municipal de assistência social é importante para a aplicação e desenvolvimento de políticas públicas.
A Secretaria de Bem-Estar Social é a responsável pela ampliação de oportunidades para as parcelas mais vulneráveis da população. Suas ações se desenvolvem por meio da oferta de serviços continuados, benefícios, programas e projetos e da parceria com outras secretarias de Governo, Organizações Não-governamentais e Instituições Privadas.
“É necessário, no entanto, tratar a gestão do trabalho como uma questão estratégica fundada nos princípios da capacitação continuada de trabalhadores, gestores e conselheiros da área de forma sistemática, pois é somente com a estruturação do trabalho e com a qualificação e valorização dos trabalhadores atuantes no SUAS, que poderemos garantir a qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados à população riostrense”, disse a secretária.
Na sexta, a programação começa com o credenciamento de delegados e participantes. Em seguida serão realizadas duas palestras. A primeira terá como tema “A Política Nacional de Assistência Social”, ministrada pela Assistente Técnica da Proteção Social Especial da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social do Estado, Marcella Gavinho D’ Icarahy. Em seguida, a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Márcia Almeida, fala sobre o “Panorama da Assistência Social no Município”. Finalizando o dia será feito a leitura e a aprovação do Regimento Interno.
No sábado, serão realizadas mais duas palestras na parte da manhã. Marcella D’Icarahy fala também sobre “Estratégias para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS” e “Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistênciais”.
A segunda palestra será ministrada pelo sociólogo Bruno Coputinho de Souza, gerente de projetos da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, que fala ao público sobre “A Centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil” e “Fortalecimento da Participação e do Controle Social”.
A parte da tarde será dedicada aos grupos de trabalho, a leitura e aprovação dos relatórios e a eleição dos delegados para representação na Conferência Estadual de Assistência Social.
Fonte: secom