Dia do Brincar no CEPRO
Sabiá Lá na Gaiola, Peixe Vivo e Alecrim Dourado: você conhece essas cantigas populares? Geralmente, essas histórias cantadas são passadas de geração em geração, encantando bebês, adultos, crianças e também idosos! Pensando nisso, que tal descobrir os benefícios destas e outras cantigas populares para os pequenos e pequenas?
O que são cantigas populares?
As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo. Por isso, costumam ser cantadas em momentos de roda ou cirandas. E não são exclusivas de uma ou outra cultura: as cantigas estão presentes em diversos países e comunidades tradicionais ao redor do mundo!
Assim, as cantigas populares são como histórias cantadas, que praticamente todo mundo conhece por tê-las aprendido em algum momento da vida. E ouvir um simples trecho costuma ser o suficiente para resgatar memórias bastante significativas da infância: Marcha soldado, Alecrim dourado, Se essa rua fosse minha… e por aí vai! Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos.
Conhecer e ter acesso às cantigas, além de divertido, é portanto um direito de toda criança. Afinal, elas dizem respeito ao imaginário coletivo e social, que ainda influencia nossos modos de ser e de estar no mundo. Por esse motivo, as letras das cantigas são também tão carregadas de sentidos e significados, valores morais e elementos específicos da cultura popular. Vamos saber mais?
5 benefícios das cantigas populares para os pequenos
Estudos ligados à educação infantil têm mostrado o quanto o uso das cantigas populares contribui para o desenvolvimento das crianças, sobretudo durante a primeira infância. E são muitos os benefícios! Então, pensando nisso, selecionamos 5 benefícios das cantigas populares para os pequenos e pequenas. Acompanhe!
1. Aquisição da linguagem
Cantar para os bebês com frequência, inclusive durante a gravidez, contribui para a melhora do vocabulário e até da dicção dos pequenos e pequenas. Isso acontece por que as rimas e cadências típicas das cantigas populares são ótimas para estimular o aprendizado das primeiras palavras, principalmente por meio da repetição.
2. Desenvolvimento cognitivo e afetivo
As cantigas populares estimulam a memória das crianças, incentivam suas habilidades de comunicação e estimulam a compreensão de mundo. Ou seja, através das cantigas populares é possível estreitar novos relacionamentos e criar momentos de afeto com amigos e familiares, por exemplo.
Além disso, as cantigas ajudam os pequenos e pequenas na compreensão da rotina, uma vez que podem ser usadas em determinados momentos do dia, como rituais. É o caso da hora do banho, da hora do lanche e da hora de dormir, intensificando sensações de conforto e até de confiança.
3. Desenvolvimento motor e físico
Por vezes, as cantigas populares são acompanhadas de movimentos corporais, como as danças e as palmas, por exemplo. Além de conferir ritmo, esses movimentos fortalecem o tônus muscular e transmitem a noção de tempo e espaço para os pequenos e pequenas.
4. Sentimento de pertencimento e vivência comunitária
Cantigas são ótimas atividades para se fazer em grupo. Quando em roda, contribuem para o sentimento de pertencimento e entrosamento. E quando vem acompanhadas de brincadeiras de palmas, são ótimos jogos de equipe e de socialização.
5. Noções morais e éticas
É bastante comum que as letras das cantigas transmitam também uma lição ou ensinamento moral. Por isso, muitos professores e educadores utilizam as cantigas com fins didáticos. Assim, é possível trabalhar seus elementos de forma lúdica e acessível aos pequenos e pequenas.
Cantigas populares para cantar e brincar com as crianças
Se você tem um pequeno ou pequena em casa, vocês certamente já brincaram de roda! Se não, que tal resgatar uma cantiga de quando você era criança e ensiná-la para ele? As cantigas populares são brincadeiras perfeitas para os momentos em família, inclusive dentro de casa e a qualquer momento!
Confira a seguir três cantigas famosas, para vocês se inspirarem e curtirem juntos:
Alecrim Dourado
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Sabiá Lá na Gaiola
Sabiá lá na gaiola
fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava
Tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou
Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar
Vem cá sabiá, vem cá
Sabiá lá na gaiola…
A menina diz soluçando
Sabiá, estou te esperando
Sabiá responde de lá
Não chores que eu vou voltar
Peixe Vivo
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Os pastores desta aldeia
Fazem prece noite e dia
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Enquanto Seu Lobo Não Vem: uma cantiga que virou livro
Por sua riqueza e efetividade, muitas vezes as cantigas se tornam livros, filmes e até desenhos animados. Povoando, assim, a imaginação das crianças! É justamente o caso do livro Enquanto Seu Lobo Não Vem, um Original Leiturinha que convida as crianças para cantar com os animais a cantiga que se repete ao longo da história!
Quem tem medo do lobo mau? Esta é uma das perguntas feitas em uma cantiga infantil que muitos de nós conhecemos. E mais conhecida ainda é a história que dá origem a cantigas como essa, não é mesmo? Afinal, todos sabemos quem é Chapeuzinho Vermelho e seu nada amigo Lobo! Mas, desta vez, essa história infantil que percorre nosso imaginário foi ressignificada!
Em Enquanto Seu Lobo Não Vem, as crianças irão se divertir com as cenas um dia repleto de brincadeiras. Junto com esses pequenos, os leitores descobrirão o que, afinal, Seu Lobo fará. Assim, este é um divertido livro para nos fazer perceber o grande poder da amizade!
Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/5-beneficios-das-cantigas-populares-para-os-pequenos/
CEPRO – Um projeto de
cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja
02, Bairro: Residencial Praia Âncora,
Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419
Email: cepro.rj@gmail.com
Whatsapp: (22) 98809-1806
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Acesse
Nossas Redes Sociais
Instagram: @cepro.riodasostras
facebook.com/CEPRO.RJ/
Twitter @CEPRO_RJ
Youtube @Cepro_rj