Campanha:
Um Dia No Parque tem programação de lazer, cultura e educação ambiental
para todas as idades
A maior ação de valorização das Unidades de Conservação (UCs) será
realizada no próximo domingo (23) em todo Brasil. A programação especial
do Um Dia no Parque, que envolve mais de 300
áreas, como parques e reservas, tem o objetivo de despertar o interesse pelas
áreas protegidas e mostrar a importância desses locais para a saúde e o
bem-estar das pessoas, bem como para o combate às crises climáticas e de
proteção da biodiversidade em todo o planeta.
A ação que ocorre anualmente desde
2018 é organizada pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação e, neste dia 23 de
julho, chega a sua sexta edição, com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”. A
ação busca valorizar as UCs por meio da visitação, fortalecendo as áreas
protegidas e demonstrando todo o potencial econômico e turístico. Confira aqui a programação das atividades.
As Unidades de Conservação desempenham
um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na manutenção do
equilíbrio ecológico. Essas áreas naturais abrangem diversos ecossistemas, que
vão desde florestas tropicais intocadas e santuários marinhos até montanhas
deslumbrantes e habitats únicos de vida selvagem.
Além de sua importância ambiental,
essas áreas também apresentam um imenso potencial para promover o crescimento
econômico sustentável por meio de iniciativas de turismo ecológico. E o Um Dia
no Parque é uma boa oportunidade para conhecer lugares novos.
O turismo ecológico oferece uma
alternativa sustentável, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva
e educativa, ao mesmo tempo em que minimiza impactos negativos no meio ambiente
e na cultura local. Ao participar de atividades de turismo de natureza dentro
das Unidades de Conservação, os turistas não apenas contribuem para os esforços
de conservação e preservação, mas também ajudam as comunidades locais a
prosperarem economicamente.
Como afirma Dayanne Ferreira do
Santos Sirqueira, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada Peruaçu: “O turismo
é uma importante ferramenta de gestão para aproximar a sociedade das Unidades
de Conservação, além disso tem potencial para promover o desenvolvimento
econômico das comunidades do seu entorno.”
Segundo um estudo realizado pelos
pesquisadores Carlos Eduardo Frickamnn Young e Rodrigo Medeiros, em todo o
mundo, estima-se que cerca de 8 bilhões de pessoas visitem as áreas protegidas
por ano, gerando aproximadamente US$ 250 bilhões de receitas internas e US$ 600
bilhões com o consumo de bens e serviços nos países.
Já nos dados levantados em território
nacional pelo ICMBio, foi identificado que as Unidades de Conservação federais
receberam 6,9 milhões de visitas em 2021, deste número, os dez parques
nacionais mais visitados em todo o país representaram 65% do total. A pesquisa
estimou que a arrecadação neste ano foi de R$ 1,6 bilhão.
Luciana Sagi, especialista em
planejamento e gestão de destinos turísticos e áreas protegidas, reforça esses
benefícios, elencando três frentes: “a primeira é a de geração de emprego,
renda e criação ou melhoria de negócios que tendem a envolver diretamente a
população do entorno ou que eventualmente moram dentro de uma UC. A segunda
está relacionada com o aumento da consciência da sociedade sobre a conservação,
a relevância da biodiversidade e dos povos tradicionais com seus saberes e
modos de vida. E a terceira frente é que temos a capacidade de melhorar a
gestão das UCs, pois há a possibilidade de arrecadar mais recursos financeiros
para sua manutenção e até mesmo de outras áreas dentro de um sistema de UCs”.
Compromisso com a natureza
À medida que os turistas exploram as
Unidades de Conservação, eles desenvolvem uma apreciação mais profunda pela
beleza e importância da natureza. Essa compreensão recém-adquirida alimenta seu
compromisso com a proteção ambiental, tornando-os embaixadores da conservação
quando retornam para casa. Ao compartilhar suas experiências, eles inspiram
outros a se envolver em viagens sustentáveis e apoiar a preservação das
Unidades de Conservação em todo o Brasil.
E é justamente este o objetivo da
campanha Um Dia No Parque, valorizar as Unidades de Conservação através da
visitação. A ideia é que no dia 23 de julho as UCs do Brasil ofereçam diversas
atividades para atrair ainda mais visitantes.
Raphael Roberto, biólogo, monitor
ambiental e fundador da Terra Brasilis, agência de turismo que opera no litoral
de São Paulo, reafirma a importância da ação, ao destacar que “a cada ano
observamos o aumento na procura por atividades em ambientes naturais e
precisamos unir esforços na busca da construção de uma sociedade que entenda o
ecoturismo como ferramenta estratégica de conservação e geração de renda e
esteja cada vez mais encantada e informada sobre a importância da nossa fauna,
nossa flora, nossas montanhas, nossos Manguezais e Restingas e envolvida com
essa agenda necessária e fundamental para o nosso país”. A agência estará
participando de sua quarta edição da ação.
Sobre a campanha
A campanha Um Dia No Parque é uma
iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a
preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas
protegidas.
O tema do Um Dia No Parque 2023 é
“É hora de cuidar do nosso lar” e dá continuidade à ideia de 2022,
que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades
presenciais após o período da pandemia. O UDNP 2023 quer lembrar as pessoas que
é necessário cuidar das Unidades de Conservação e que o contato com a natureza
contribui para a saúde física, mental e emocional.
No ano passado, a campanha atraiu
mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil para as UCs,
proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para crianças e
adultos. Neste ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, à medida
que mais pessoas reconhecem os benefícios significativos que essas experiências
podem trazer para o desenvolvimento de todos, inclusive das crianças.
Como Participar?
Para participar de uma atividade no
Um Dia No Parque, o visitante pode conferir as Unidades de Conservação
participantes tanto no Instagram da ação como no site da Coalizão Pró UCs. Além
disso, as UCs usam a hashtag #UmDiaNoParque para mostrarem que fazem parte da
ação, facilitando a busca.
Sobre a Coalizão Pró-Unidades de Conservação
O Um Dia No Parque foi idealizado
pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado
pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por empresas e organizações
da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de
conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante
ação. A Coalizão é composta pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata
Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e
Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas,
FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e
Conservação Internacional.
Fonte: WWF