O CEPRO lança nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, a campanha “Não é Não”, com objetivo de combater o assédio durante os dias de carnaval. A campanha visa alertar, conscientizar e promover uma cultura de respeito e consentimento entre os foliões.
O carnaval é a época na qual a diversão deveria ser a prioridade, mas as mulheres precisam continuar lutando por seus direitos. Para a presidente do CEPRO, Guilhermina Rocha, “a situação da violência contra a mulher no Brasil está ligada de forma intrínseca a uma base cultural”.
“Um dos pilares para a mudança desse panorama é a conscientização da sociedade, o que presenciamos, cada vez mais, por meio de campanhas educativas e movimentos publicitários. No entanto, ainda estamos longe do cenário ideal”, destaca Guilhermina.
No carnaval, as mulheres terão um recurso a mais contra o assédio: a Lei 13.718, de 2018, que prevê uma pena de um a cinco anos de prisão para quem pratica importunação sexual.
Com isso, roubar beijo, pegar na cintura, puxar o braço ou fazer carinho no cabelo de qualquer pessoa durante o Carnaval pode ser configurado crime, uma vez que está em vigência a Lei 13.718 de importunação sexual.
Por meio de materiais informativos, ações de conscientização e parcerias com entidades locais, o CEPRO reafirma a necessidade de se buscar um ambiente seguro e acolhedor para todos os participantes do Carnaval, em Rio das Ostras.
A campanha “Não é Não” é uma responsabilidade de toda a sociedade, toda e qualquer ação de conscientização e combate ao assédio e a violência sexual contra mulheres e meninas é extremamente relevante. A iniciativa no Carnaval é tentar minimizar este quadro tão alarmante em nossa cidade e proteger as mulheres”, comenta Guilhermina Rocha, presidente do CEPRO.
Como a média de assédio/importunação sexual e violência contra a mulher, nessa época do ano, aumenta cerca de 82% e 20%, respectivamente, as peças ganharam uma linguagem direta e didática para combater a cultura machista da permissividade e lembrar que nem tudo pode no Carnaval. A principal mensagem da campanha é “Folia sim! Assédio não! Não podemos aceitar! Não se cale! Respeite a decisão. No Carnaval, NÃO perca o RESPEITO!”.
Seja no carnaval ou em qualquer época do ano, procure seus direitos. Ao completar a ligação para o Disque 180, você receberá o apoio e as orientações necessárias sobre as próximas etapas para resolver o seu problema. Usualmente, a denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).
Denuncie
Disque 100 para denunciar abuso infantil e 180 para denunciar abuso contra a mulher.
CENTRO CULTURAL DE EDUCAÇÃO POPULAR DE RIO DAS OSTRAS ( CEPRO)
CEPRO – Rio Das Ostras
Avenida das Flores nº394, Bairro Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ.
Tel.22.98809-1806 ( whatsaap)
www.ceprorj.com.br