O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) estará participando com duas atividades voltadas para o fortalecimento da luta.
Em sua oitava edição, a campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo realizará diversas ações sobre discriminação e luta antirracista em diferentes espaços até 21/3, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória às vítimas do massacre de Shaperville, província de Gautung, África do Sul, onde, em 21/3/1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas em protestos contra o apartheid sul-africano. Na época, mais de 20 mil pessoas desarmadas lutaram contra a Lei do Passe, que determinava que os negros sulafricanos precisariam portar um documento em que estivesse expresso aonde eles poderiam ir, sua cor, etnia e profissão: uma forma de controle do Estado. Apesar do ato pacífico, um grupo de policiais atirou contra os manifestantes. Na África do Sul, desde então, a data é considerada feriado nacional.
Aqui no Brasil, durante 21 dias do mês de março, ações são realizadas pelos movimentos negros, militantes e apoiadores da causa antirracista como forma de trazer à tona o debate. No Rio de Janeiro, diversas atividades ocorrerão em colégios, universidades, organizações sociais , sindicatos e redes sociais. “Mais do que nunca precisamos ocupar os espaços sociais e culturais, criar e fortalecer ações antirracistas e contra todas as formas de opressão, de maneira autogestionada”, afirma a organização do movimento pelas redes sociais.