Por Guilhermina Rocha
Segundo Angela Davis, “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”
O dia de ontem (12) , eu dedico às mulheres negras. Mas trago à reflexão a importância do papel dessas mulheres na sociedade.
Na sociedade brasileira, o lugar de homens e mulheres negros nunca foi na escola, mas sobretudo na lavoura, na casa grande, na senzala e nas ruas ou, quando rebeldes, nas prisões. Assim, o direito dos negros, em especial das mulheres negras, à educação no Brasil historicamente foi fruto de lutas travadas pelos Movimentos Negros. Assim, é sobre as lutas e, principalmente, sobre as conquistas (por mais que parciais) das mulheres negras pela educação no Brasil, tendo como pressuposto que a educação da
mulher negra foi preterida pelo poder público e pela sociedade, no interior da própria classe trabalhadora e que somente foi possível pela prossecução das ações afirmativas.
Precisamos estar vigilantes e preparadas para a diária e contínua tarefa de defender a educação inclusiva que queremos e necessitamos, mas também para denunciar possíveis retrocessos que ainda nos assombram.
E, ao fazermos isso, estaremos reconhecendo e valorizando o papel fundamental das mulheres negras na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Viva as mulheres! Viva as mulheres trabalhadoras!
#MulheresNegras #AngelaDavis #JustiçaSocial #Igualdadesocial