Escolha uma Página

 

O mês de julho marca por uma série de atividades que visam dar visibilidade e reconhecimento à luta das mulheres negras por igualdade, justiça e direitos. Trata-se do “Julho das Pretas”, uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

O Julho das Pretas foi criado em 2013, pelo “Odara – Instituto da Mulher Negra”, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, instituído em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana.

Conheça o movimento que busca fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras no Brasil e na América Latina.

Primeiramente, o movimento tem como objetivo resgatar a história e as contribuições dessas mulheres no cenário social, político, acadêmico, artístico entre outros. Sobretudo, depois a cultura hegemônica europeia apagou a participação das mulheres negras. Além disso, o Julho das Pretas busca denunciar as violências e as desigualdades que as mulheres negras enfrentam diariamente. Ou seja, o racismo, o machismo, a pobreza, a violação dos direitos sexuais e reprodutivos, o feminicídio, entre outras formas de opressão.

Juntamente com isso, o Julho das Pretas também é inspirado na história de mulheres negras que lutaram pela liberdade e independência de seu povo. Como por exemplo “Tereza de Benguela” e “Dandara dos Palmares”, que lideraram quilombos e resistiram à escravidão no Brasil colonial. Logo, essas mulheres são exemplos de força, coragem e resistência para as gerações atuais e futuras de mulheres negras.

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

 Edição 2023

Com o tema Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, a agenda coletiva da 11ª edição do Julho das Pretas conta com 446 atividades realizadas por 230 organizações de mulheres negras em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. O tema que norteia as ações do Julho das Pretas em 2023 faz referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica para a população negra; e ao Bem Viver, paradigma que orienta a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil, desde o processo de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver, que aconteceu em novembro de 2015, em Brasília.

CEPRO – Um projeto de
cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras


Endereço: Avenida das Flores, nº 394,  Bairro: Residencial Praia  Âncora, Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419

 

Email: cepro.rj@gmail.com

 

Whatsapp: (22) 98809-1806

 

Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

 

Acesse
Nossas Redes Sociais

 

Instagram: @cepro.riodasostras

facebook.com/CEPRO.RJ/
Twitter  @CEPRO_RJ

Youtube @Cepro_rj 

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?