Com a exibição de três curtas premiados, evento em Rio das Ostras celebra o cinema como ferramenta de luta e resistência
Há um fio invisível, mas inquebrantável, que une a luta contra a violência de gênero e o resgate da memória e identidade das mulheres negras. Este é o ponto central do Cine CEPRO, que nesta sexta, 29, às 18h30, promove uma noite dedicada ao debate sobre o feminismo negro, por meio do cinema, na sede do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO.
O evento, que encerra o mês da Consciência Negra e integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, traz para a tela três curtas-metragens de impacto: “KBELA”, de Yasmin Thayná; “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz; e “Corpos Invisíveis”, de Quézia Lopes. Após as exibições, o público será convidado a participar de um debate reflexivo sobre a construção histórica e social da resistência das mulheres negras.
Além de explorar as produções, o debate pós-exibição será uma oportunidade para aprofundar temas como o racismo estrutural e o impacto do machismo e da misoginia na vida das mulheres.
“É uma oportunidade para dar visibilidade às histórias e vivências de mulheres negras que, por tantos anos, foram silenciadas. O cinema, aqui, é mais do que arte, é uma ferramenta de denúncia e transformação social”, afirma Guilhermina Rocha, presidente do CEPRO.
Cinema como resistência – A programação do Cine CEPRO destaca produções que transcendem a estética cinematográfica e mergulham em questões sociais profundas. “KBELA”, por exemplo, é um curta experimental que celebra o protagonismo feminino negro, já premiado em festivais como o AMAA Awards. Já o documentário “Vidas de Carolina” revisita a trajetória de Carolina Maria de Jesus, uma catadora de lixo que ganhou notoriedade como escritora ao expor a realidade das favelas brasileiras nos anos 1960. Por fim, “Corpos Invisíveis” dá voz a 11 mulheres negras, abordando questões de raça, gênero e território com uma narrativa poderosa e sensível.
Serviço
Cine CEPRO com Debate – “Por um Cinema Negro no Feminino”
• Data: Sexta-feira, 29 de novembro, às 18h30
• Local: Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO)
Endereço: Avenida das Flores, nº 394, Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ
• Entrada: Gratuita
• Informações: @cepro_ro
* WhatsApp?
(22)988091806
* Site: www.ceprorj.com.br