Profissional da Educação Valorizado.
Um investimento na Qualidade da Educação.
Dia 15 de outubro – Dia da Educação! Vivemos um momento muito fecundo de reflexões, tendo como objetivo possibilitar uma multiplicidade de resultados para que a educação avance mais quantitativa e qualitativamente. Definindo os rumos da educação pública no Brasil, para torná-la prioridade dentre as políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal
Neste sentido, reafirmamos que algumas mudanças são fundamentais para a efetivação desta melhoria de qualidade na educação.
Destacamos a Formação dos Trabalhadores em educação, entendida na perspectiva social e posta no nível de política pública, deve ser tratada como direito, superando o estágio das iniciativas individuais para aperfeiçoamento próprio. Conjuntamente com a carreira e a jornada de trabalho e a remuneração. Elementos indispensáveis à implementação de uma política de valorização profissional.
A formação deve ser pensada como processo inicial e continuado e definida como direito dos profissionais da educação e dever do Estado, garantindo as condições para esse processo formativo, principalmente, dentro de sua carga horária de trabalho conforme prevê a LDBEN.
Um outro ponto que compõem é o PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), que agora é lei e precisa ser cumprido.
No entanto, outras conquistas são necessárias para a composição deste cenário, permeando assim um processo de valorização profissional: a realização de concurso público, a regulamentação da carreira, prevendo-se jornada do(a) professor(a) e o regime jurídico único.
Infelizmente, as políticas educacionais pouco avançaram no sentido da construção da educação classista, pública, inclusiva, gratuita, democrática e de qualidade social.
A construção de um novo modelo de desenvolvimento para o nosso país passa pela concepção de educação e pelo projeto educacional que se quer implementar.
O enfrentamento conseqüente dos problemas educacionais deve criar as condições necessárias para as transformações que resultem em novas políticas e na materialização das medidas fundamentais para a superação da herança herdada ao longo de muitos últimos anos.
Devemos ter como eixo central o atendimento aos direitos sociais – universalizar a educação em todos níveis e modalidades. Esse desafio requer a priorização da educação nos planos de governo e o aumento das verbas para educação.
A concepção de uma escola unitária, onde o ser humano é concebido como ser ativo, crítico, construtor de sua própria cultura, da história e da sociedade em que vive.
Portanto, é imprescindível seu acesso a uma escola que, além de formação ampla, desenvolva valores e atributos inerentes à cidadania.
Um investimento na Qualidade da Educação.
Dia 15 de outubro – Dia da Educação! Vivemos um momento muito fecundo de reflexões, tendo como objetivo possibilitar uma multiplicidade de resultados para que a educação avance mais quantitativa e qualitativamente. Definindo os rumos da educação pública no Brasil, para torná-la prioridade dentre as políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal
Neste sentido, reafirmamos que algumas mudanças são fundamentais para a efetivação desta melhoria de qualidade na educação.
Destacamos a Formação dos Trabalhadores em educação, entendida na perspectiva social e posta no nível de política pública, deve ser tratada como direito, superando o estágio das iniciativas individuais para aperfeiçoamento próprio. Conjuntamente com a carreira e a jornada de trabalho e a remuneração. Elementos indispensáveis à implementação de uma política de valorização profissional.
A formação deve ser pensada como processo inicial e continuado e definida como direito dos profissionais da educação e dever do Estado, garantindo as condições para esse processo formativo, principalmente, dentro de sua carga horária de trabalho conforme prevê a LDBEN.
Um outro ponto que compõem é o PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), que agora é lei e precisa ser cumprido.
No entanto, outras conquistas são necessárias para a composição deste cenário, permeando assim um processo de valorização profissional: a realização de concurso público, a regulamentação da carreira, prevendo-se jornada do(a) professor(a) e o regime jurídico único.
Infelizmente, as políticas educacionais pouco avançaram no sentido da construção da educação classista, pública, inclusiva, gratuita, democrática e de qualidade social.
A construção de um novo modelo de desenvolvimento para o nosso país passa pela concepção de educação e pelo projeto educacional que se quer implementar.
O enfrentamento conseqüente dos problemas educacionais deve criar as condições necessárias para as transformações que resultem em novas políticas e na materialização das medidas fundamentais para a superação da herança herdada ao longo de muitos últimos anos.
Devemos ter como eixo central o atendimento aos direitos sociais – universalizar a educação em todos níveis e modalidades. Esse desafio requer a priorização da educação nos planos de governo e o aumento das verbas para educação.
A concepção de uma escola unitária, onde o ser humano é concebido como ser ativo, crítico, construtor de sua própria cultura, da história e da sociedade em que vive.
Portanto, é imprescindível seu acesso a uma escola que, além de formação ampla, desenvolva valores e atributos inerentes à cidadania.
Parabéns!
Presidente do CEPRO
Especialista em Educação e Historiadora
Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO
Avenida das Flores, n° 394 – Bairro Residencial Praia Âncora – Rio das Ostras
Tel.: 2760-6238
email: cepro.rj@gmail.com
site: cepro-rj.blogspot.com
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Tel.: 2760-6238
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